sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A MENTIRA DE FÁTIMA


          Continuando no tema das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, eu trago do youtube um video e dois links polêmicos a princípio. O video acima é mais curto e traz a opinião de um padre português, Mário de Oliveira, que defende que as Aparições NÃO aconteceram, que foi inventado pela Igreja Católica por dinheiro.

          Aqui o link (15 min) onde procura-se desacreditar esse padre: https://www.youtube.com/watch?v=fiflETiVXb4. Aqui o link (29 min) de uma entrevista desse padre agora em 2015: https://www.youtube.com/watch?v=s41a8hCSyZM.

          Parece-me um padre sem fé, que não crê em milagres (ele diz isso na entrevista) e que não crê na Igreja. Vamos deixar algo bem claro: ele tem razão quando diz que não é obrigado a acreditar nas aparições de Fátima. A Igreja Católica não nos força a acreditar em aparições e revelações particulares, isso é verdade. Por mais estranho e horrível (para um católico) que possa parecer um padre não crer nas aparições de Fátima, é um direito dele. Realmente não faz parte da fé católica crer em aparições e revelações particulares. É bom que isso fique claro. A Igreja, quando reconhece uma Aparição (como a de Fátima) não está a dizer que Nossa Senhora apareceu, mas sim que nada do que aconteceu ali é contrário à Fé Católica. Em todo o restante o padre vai mal.

          Quando diz que a 'Senhora' que apareceu não conseguiu curar nem os próprios pastorinhos videntes (Jacinta e Francisco morreram crianças ainda de pneumonia), eu lembrei dos fariseus debochando de Jesus na cruz: "Salvou a outros, que salve a si mesmo!" (cito de cabeça). Ele achou absurdo Nossa Senhora mostrar o inferno às crianças e pedir-lhes que fizessem sacrifícios pela conversão dos pecadores. Talvez Nossa Senhora devesse ter perguntado a ele o que deveria mostrar às crianças, como se Ela não soubesse o que estava a fazer.

          Quando diz que Fátima gera muito dinheiro, bem, isso é inevitável! Se for por aí, JESUS gera dinheiro a quem quer se aproveitar. Em toda parte há pessoas que irão crer e outras que irão querer se aproveitar para ter alguma vantagem. Só podemos, nesse caso, avaliar a nós mesmos. Acho uma crítica válida sempre, nesses locais de peregrinação, orientar as pessoas à FÉ e não ao consumo, mas é inevitável. E assim como há lucros, há também muitos gastos. Daí a desacreditar as aparições por isso, é uma bobagem. Jerusalém também fatura com turistas de todo o mundo isso é, por acaso, prova de que Jesus é uma farsa? É claro que não.

          Ele (o padre Mário) apresenta como 'prova' que o cônego Formigão seria o responsável pela farsa e teria copiado as aparições de Lourdes, onde esteve pouco antes de começarem as de Fátima. Eu me pergunto: QUAL padre, bispo ou mesmo leigo que, tendo condições de visitar Lourdes (na França) não o faria? Se este tivesse sido o único padre em todo Portugal a fazer isso, até poderia ser estranho. Não é o caso.

          Na entrevista ele fala contra a Imagem de Fátima, que seria somente madeira. Meu Deus! É sério??? Ainda bem que ele falou! Bem que eu desconfiei que nenhuma pessoa fantasiada conseguiria ficar ali parada tanto tempo (como ela se alimenta?). Sem ironias agora, será que esse padre nunca estudou são Tomás de Aquino, que dizia: "Quando alguém se dirige a uma imagem, não é à imagem em si que se dirige, mas sim àquele a quem a imagem representa" (cito também de cabeça, desculpem-me não dar as referências).

          Sobre o milagre do sol, testemunhado por 70 mil pessoas e registrado na imprensa da época, nenhuma palavra. Como realizar esse falso milagre e ainda fazer com que os jornais da época concordassem com a farsa?

          E quanto às profecias que se cumpriram? O fim da Primeira Guerra, o início da Segunda...ele diz que foi adulterado o que Lucia falou. As 'provas' que ele apresenta não são nada mais que interpretações erradas de um padre que perdeu a fé. Lamentavelmente. 

          Não há como negar que algo aconteceu em Fátima em 1917. Se ele (o padre) dissesse que não acredita que foi Nossa Senhora que apareceu às crianças, ele não é obrigado a crer. Mas dizer que foi tudo inventado e uma farsa, aí ele dá uma 'prova' sim: de que tem olhos e não vê, ouvidos e não ouve. 

          Ainda estarei voltando a esse tema. 

          Wilson Junior







Nenhum comentário:

Postar um comentário