Ainda estamos na terça! Uma das minhas propostas pessoais para o blog é a indicação de bons livros, para que os católicos consigam vencer essa preguiça espiritual que muitas vezes nos dominam. Numa época onde várias correntes teológicas existem e confundem, nada como recorrer à catequese dos santos. E o santo padre Pio de Pietrelcina é um santo excepcional.
O livro "Padre Pio - Histórias e Memórias", de John McCaffery, eu encontrei numa banquinha de livros usados na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, e (que maravilha!) a R$ 4,00. O autor é norte americano, jornalista, tornou-se amigo de padre Pio e conta suas 'histórias e memórias'. Muito fácil de ler, dividido em capítulos curtíssimos (o maior não deve chegar a 4 páginas), o livro traz passagens da vida de Padre Pio em que o autor ou esteve presente, ou ouviu de alguém próximo.
Destacarei apenas uma das histórias, que está no capítulo 33, sobre um cego chamado Pietruccio.
"Pietruccio, como uma infinidade de outras pessoas, tinha ido a San Giovanni Rotondo como um suplicante em busca da cura de sua enfermidade. Padre Pio tinha lhe perguntado:
- Você quer sua vista recuperada ou quer salvar sua alma?
- Se é uma escolha sem alternativa - disse Pietruccio - prefiro salvar minha alma.
- É uma escolha sem alternativa - replicou padre Pio.
E foi uma dura e amarga resposta para um homem jovem e forte".
Será que, na multidão de pessoas que dia e noite pedem a Deus suas curas há uma preocupação de salvarem suas almas? Será que esse tipo de pensamento nos domina em nossas meditações? Somos tão viciados em buscar nossa própria vontade, nossos desejos, nosso bem estar, nosso sentir-se bem...Padre Pio nos mostra que nossa preocupação deve ser a Vida Eterna! Ele também disse isso ao próprio autor do livro, quando o conheceu: "Escute bem: minha oração por você é para que você vá para o Céu. Isto deve lhe bastar. E, naturalmente, você deve rezar por mim com essa mesma intenção. Mas esta é a minha oração por você. Entendeu?".
Possamos um dia em nossas caminhadas nos desprendermos totalmente de nossos próprios desejos, muitas vezes até egoístas, e voltarmos-nos aos desejos de Cristo por nós, de nos levar ao Céu, apesar de toda cruz que tivermos que carregar aqui nesta terra.
Para quem se interessar em conhecer a vida do santo padre Pio mas quer economizar nesses tempos em que a grana está curta (quando é que está longa?), achei um outro livro em pdf que dá pra baixar. Está em: http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2010/11/padre-pio.html. Não tive oportunidade ainda de ler este. Assim que o fizer eu comento aqui também.
Pax Domini
Wilson Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário